quarta-feira, 6 de junho de 2018


    Regiões pobres financiam as ricas...


Faz sentido o que diz o prof. Vital Moreira, no “Dinheiro Vivo”, criticando a decisão do primeiro-ministro de financiar com 150 milhões de euros o novo hospital do Funchal, já que não existe nenhuma justificação para tal.

Lembra que as regiões autónomas ficam com todas as receitas fiscais cobradas ou geradas no território, além de já beneficiarem de boa fatia do orçamento do Estado, e várias outras transferências, a título de compensação dos chamados “custos da insularidade”...

Segundo diz o professor – as regiões autónomas nem contribuem para o financiamento dos serviços do Estado nas ilhas, tudo ficando a cargo do contribuinte do Continente. Sendo a Madeira, junto com Lisboa e o Algarve, das regiões mais prósperas do país, não se compreende que sejam as mais pobres, como Norte, Centro e Alentejo, a financiar a prodigalidade de Lisboa com o Funchal.


     Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.