quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A justa greve no SNS

Quando Adalberto Campos Fernandes, foi o responsável máximo pela Administração Regional de Saúde do distrito de Setúbal e rasgou a contratação colectiva aos seus trabalhadores, prejudicou-os gravemente. Não foi um bom cartão de visita, para a sua futura função. Seria
empossado, ministro da Saúde, no governo de António Costa. Como médico, deram-lhe o
benefício da dúvida, pois sabia algo sobre o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. Na
prática, é uma marionete do ministro das Finanças. Atingiu o desaforo ao afirmar:« Somos todos Centeno»(!) Não, não somos! O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, ordena cativações e cortes no SNS, e o responsável pela pasta das finanças, Centeno, com prejuízo de todos nós, cumpre. Adalberto seguidista, nem pestaneja. Põem o SNS - residual para pobres. Uma perigosa e dupla lástima!
   O actual e o ex-ministro contabilista da Saúde (PSD), são cara e coroa da continuada destruição do SNS! Dois Sindicatos dos Enfermeiros convocaram cinco dias de greve justíssima. Injustas enormidades pesam sobre esta classe há muitos, muitos anos.  Uma enfermeira, disse que há dez anos não progride na carreira e o seu salário é igual há 25 anos! Um mero exemplo entre milhares… Tudo isto é desmotivador, com graves repercussões para os doentes, entre outros aspectos negativos. Inqualificável!
   Esta gente do arco da velha desgovernação, no fundo, quer entregar a saúde pública à ganância dos lucros da saúde privada! Proletários e classe média baixa não interessam para nada…
   O enorme jornalista, escritor e poeta, José Gomes Ferreira, escreveu um poema, musicado pelo ilustre Maestro, Fernando Lopes-Graça: ‘Acordai!’. Está actual.
   Será que ainda andamos a dormir?…

                                                        Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.