sexta-feira, 24 de agosto de 2018

AGOSTO

Para mim, Agosto é o principal mês de férias. Quando éramos crianças era o tempo de estarmos todos na Praia em Paço de Arcos onde vivi até assentar arraiais em Algés. Havia quem começasse a época de praia no mês de Julho e quem a partir da primeira quinzena de Setembro começasse a regressar às suas casas.
Hoje, passado tanto tempo, e como não saímos da nossa zona para fazer férias, Agosto é o mês de termos estacionamento onde moramos, os transportes menos cheios para irmos por exemplo até à Amadora (o que não acontece quando nos deslocamos à Capital), alguns restaurantes e lojas fechadas para férias e algumas associações a funcionarem a meio gás. 
Mas com menos afazeres temos mais tempo para digerirmos as notícias que a comunicação social vai dando. Apesar das grandes noticias que o desemprego está a baixar, que o PIB está muito melhor, que a dividida vai desacelerando e mais umas coisas que nos querem fazer acreditar, continuamos a conhecer muitos desempregados de longa duração que estão na casa dos cinquenta anos e até alguns com boas qualificações académicas que não encontram emprego estável.
Neste mês temos tempo para nos debruçarmos sobre as noticias da insatisfação dos médicos, dos enfermeiros, dos professores, dos policias, das forças armadas, do pessoal das cantinas… Há falta de elementos em todas estas áreas sobrecarregando os horários dos que estão a desempenhar funções, nunca mais são corrigidas as contagens dos anos de serviço e mais atropelos que a comunicação social vai suavemente aflorando. Há greves nalguns sectores, há manifestações à porta de algumas entidades… O grave problema dos fogos no início deste mês de Agosto tem esbatido um pouco esta insatisfação de um número apreciável de trabalhadores portugueses.
Apesar de tempo de férias, tem havido algumas reuniões mas sempre sem conclusões, sem resolução dos problemas expostos, não se sentindo que o Governo esteja minimamente interessado em resolver estas gritantes injustiças mesmo quando confrontado – por exemplo - com demissões de equipas médicas verdadeiros suportes da saúde dos portugueses.  Na área da nossa polícia o silêncio dos governantes perante a falta de efectivos, as carreiras e os horários, pode colocar em risco a segurança das nossas terras, de muitos portugueses e até perturbar a boa imagem de país seguro que temos estado a dar por esse mundo fora.
E afinal muitas das reclamações são de tal modo conhecidas e sentidas pelos portugueses e quando expostas pela classe reclamante são acompanhadas de detalhadas propostas de resolução que basta que da parte do governo haja gente devidamente habilitada para que as negociações encontrem o fim desejado. Será que Setembro nos trará boas noticias para todos nós? 

Maria Clotilde Moreira 

Jornal Costa do Sol - 22 a 28 de Agosto de 2018

1 comentário:

  1. Mais um retrato muito fiel que a nossa amiga Maria Clotilde tirou ao país, terminando com uma pergunta que, infelizmente, saberá ser negativa. Não concordo totalmente, é quando diz que o Governo não está minimamente interessado em resolver "estas gritantes injustiças". Ele estar, está. O problema, é que está condicionado pelas directrizes da União Europeia, por um Estado pobre porque alienou o que não deveria ter alienado (privatizações) com a participação do partido do Governo, e por outras opções, como por exemplo, ainda ir dar mais dinheiro para o polícia do capitalismo, a NATO. Portanto, amiga Mª Clotilde, ele estar, está, é, é uma questão de opções. Fique bem aí por Algés!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.