segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Esboços Urbanos ( Urban Sketchers), no Porto



De 17 a 21 de Julho, realizou-se no Porto, no edifício da Alfândega, o simpósio que trouxe de muitos países, de vários continentes, cerca de 800 urban sketchers/esboços urbanos. A iniciativa foi organizada pela Urban Sketchers Internacional, em conjunto com a associação portuguesa e a sua delegação no Norte. Os urban sketchers desenham habitualmente a cidade onde vivem e as que visitam, sendo cerca de 120 mil pessoas em todo o mundo que se dedicam a esta actividade. Para além das sessões de trabalho na Alfândega, desenharam em vários locais da cidade, normalmente em cadernos, utilizando lápis, canetas e aguarelas, numa espécie de diários gráficos, a exemplo do que já fizeram noutras cidades que acolheram idêntica iniciativa. A Estação de S. Bento com os seus painéis de azulejos (20.07.2018), foi um dos locais escolhidos. Lisboa também já acolheu um simpósio. No próximo ano o 10.º simpósio realizar-se-á em Amesterdão, na Holanda.


3 comentários:

  1. E os trabalhos que desenham num ano ( neste caso do Porto), são debatidos/expostos na reunião seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconheço. Mas Penso que não... uma vez que não será garantido que as pessoas que participaram num ano o façam no ano seguinte.

      Eliminar
  2. Sempre que vou à Invicta, obrigatoriamente vou à Estação de S. Bento. São notáveis os painéis de ajulezaria, que
    retractam a nossa resiliente,... e admirável Historia. Postar os painéis, na Voz foi bem trabalhado.Desenhá-los
    é uma excelente ideia.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.