sexta-feira, 31 de agosto de 2018


Maus auspícios para o Brasil...


O Brasil aproxima-se de um teste decisivo para o seu futuro e para a democracia, que enfrenta o seu maior desafio desde 1985; depois de terem conseguido, pelos mais repugnantes métodos, encarcerar a única figura que lhes podia fazer frente e com a qual o Brasil viveu os mais prósperos anos da sua história moderna, as forças mais retrógradas e sinistras preparam-se para fazer regredir o país aos tempos negros que decorreram entre 1964 e 1985.
 
Jair Balsonaro, ex-militar formado naqueles  tempos de má memória, não se inibe de elogiar a época em que, em nome da lei e da ordem, que são os slogans com que este tipo de gente se propõe alcançar o poder, se levaram a extremos o desrespeito pela lei, pela ordem e pelos direitos humanos.

Admirador confesso de gente como Trump e o filipino Duterte, não hesita em defender os seus métodos e faz afirmações tão reveladores do seu carácter como estas: “Se vir na rua dois homens a beijar-se corro com eles a soco; se tivesse um filho gay preferia vê-lo morrer atropelado; sou um capitão do exército, fui formado para matar.

A Time dedica 6 páginas à situação no Brasil e ao perigo Balsonaro; os jornais do país, tendo em conta o que dele bem conhecem, chamam-lhe o “Trump dos trópicos”, tal a admiração que vem revelando pelo norte-americano, sbscrevendo as suas mais polémicas decisões na diplomacia, no comércio e no ambiente...


Amândio G. Martins

4 comentários:

  1. O Brasil é um País eternamente adiado. Isto também serve como teste depois de uma dica que me deram ontem sobre os meus comentários em duplicado.

    ResponderEliminar
  2. Pela sua dimensão e importância, seria uma tragédia não só para o Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Ontem, falando com um primo que vive em S. Paulo, este dizia ao meu "por aí as coisas não estão muito católicas, pois não?", com um "achp mesmo que é isso aí, mesmo literalmente o católico vai acabando"...

    ResponderEliminar
  4. Ó Valdigem, os meus sinceros votos para que tenha em duplicado só as coisas boas da vida, como a reforma, namoradas bonitas e o que mais lhe agradar; as outras, se não puderem ser evitadas, que sejam o mais singelas possível...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.