quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Os Caramelos

Vão perdoar-me a história que, ainda por cima, penso, já contei em qualquer lugar, senão aqui. Mas com ela, e com as lágrimas nos olhos da saudade que sinto, transfiro para o papel a minha homenagem ao meu irmão Quim, que faleceu no passado domingo e me deixou "preso" numa ilha, sem possibilidade  de dele me despedir ( "destesto ilhas!").
Corriam os anos 80 e, aquando do "boom" das rádios regionais, as minhas duas filhas gémeas então  com 15/16 anos, juntamente com a prima (filha do Quim), mais velha um ano, decidiram fazer um programa em que falariam sobre as crianças (!). Qual seria o título? Imediatamente, nas três, surgiu "Os Caramelos" que era  exactamente o epíteto com que o tio/pai Quim as mimoseava no conjunto. Posteriormente um jornal local, de Guimarães, trazia um artigo elogioso para o conteúdo do programa, titulado como " Só as crianças compreendem as crianças" que, orgulhosamente, recortei e guardei, muito embora (maldita "anarquia" minha...) não saiba onde é que o tenho...
Foram dois dos "caramelos" que o acompanharam  na despedida, já que a mim me restou a mágoa e o "nonsense" de ter sol e mar para olhar mas não os ver porque só pensava no Homem doce que, no liceu e com muito orgulho meu, me "reduzia" a ser "somente".... o "irmão do Quintó"...

Fernando Cardoso Rodrigues

13 comentários:

  1. Perder um irmão que se admira é sempre muito doloroso. Passei pelo mesmo no ano passado. Ao Fernando, a minha solidariedade.

    ResponderEliminar
  2. Como sou o mais velho de quatro, pela ordem natural das coisas, não passarei pelo mesmo; aceite as minhas condolências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou o mais velho dos quatro....agora! Obrigado Amândio!

      Eliminar
    2. É tanto o desejo de o ter vivo que ainda o conto quando disse o que não é, pois ... sou o o mais velho de três.

      Eliminar
  3. Tenho andado um bocado arredado, só agora vi. Fernando, os meus sentimentos.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Os meus mais sinceros pêsames, mesmo que tardios, pois estou no Douro e por vezes não estou reunido de técnicas mais adequadas para absorver tanta notícia.
    Fique bem.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.