segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Quem acode à capela do Senhor de Além?


Datará do século XIX a construção da capela do Senhor de Além, em substituição de ermida que existia no mesmo local, na margem esquerda do rio Douro, em V.N.Gaia, entre as pontes de D. Luís e do Infante.
É lamentável o estado de completa degradação em que a mesma se encontra, para além também de património artístico do seu interior, tudo agravado de ano para ano, sem que nenhuma entidade se preocupe com tal.
A capela será propriedade do Episcopado do Porto, mas naturalmente que o município de V.N.Gaia e também a junta de freguesia de Santa Marinha terão uma palavra a dizer.
A empresa Douro Azul teve um projecto para construir uma unidade hoteleira junto ao local, onde se encontram ruínas de hospício e posteriormente uma fábrica de louça. Nesse projecto estava a condição de recuperação da capela do Senhor de Além e espaço adjacente. Entretanto a empresa desistiria da iniciativa em meados de 2017, por sucessivas divergências com direcções, regional e geral, ligadas ao património cultural, sobretudo quanto à volumetria considerada excessiva.
O projecto de recuperação das encostas do Douro a partir da Ponte D. Luís, anunciado pela câmara municipal de V.N.Gaia, avaliado em 10 milhões de euros, com participação governamental e fundos comunitários, é omisso quanto à situação da capela do Senhor de Além.
Quem acode à capela do Senhor de Além?


5 comentários:

  1. Já escrevi sobre o assunto, que é degradante para a autarquia gaiense, mas que fazer?

    ResponderEliminar
  2. Que é degradante para a autarquia gaiense e não só. Da Sé do Porto, os representantes da Igreja também contemplam tão mau exemplo de conservação de uma das casas do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Incomoda o silêncio sepulcral do episcopado, da câmara e da freguesia. Também não se compreende que o projecto de recuperação ds encostas do Douro, tão badalado pelo autarca-presidente gaiense, ignore a capela do Senhor de Além.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.