sexta-feira, 14 de setembro de 2018

De$centralização


Descentralização

13 SET 2018 / 20:57 H.




    Cheira a muito dinheiro e eles pelam-se pela Descentralização. Batem-se com unhas e dentes afiados, para que ela se faça e vá por diante. Até têm apoio de quem devia analisar mais e melhor os comportamentos que eles, os autarcas, trazem no currículo, e na ganância. Alguns média, também alinham ao lado de tais gestores da coisa pública, que enriquecem da noite para o dia desde a tomada de Posse até à cadeira dos Paços Municipais. Eles têm clientela que desespera e quer ser satisfeita por tal transferência de competências e dos cifrões chorudos. Não pedem trabalho. Eles têm a família para alimentar, engordar e reerguer-lhes as casas abandonadas e agora de férias. Andam por lá, pelos Paços, mulher, os filhos, cunhados, sobrinhos, empreiteiros, malta amiga e das tainadas. É preciso, é urgente, que o Governo desbloqueie e aprove a legislação que está a adiar o processo, pai de todos os embolsamentos previsíveis e costumados. Tratar do mato e das vias, das ervas daninhas nos arruamentos, dos candeeiros apagados, da sinalização urbana, transportes internos, dos sanitários públicos, dos riachos conspurcados, das rampas para deficientes, da manutenção dos bairros, dos jardins enfezados pelos cães, dos etc. esquecidos, disso eles não querem saber. Eles querem é, os volumosos orçamentos que a descentralização de competências do Estado garantem, para eles repartirem por e como entenderem. Não estamos enganados. A história é pródiga em práticas tais. Querem um lista, que não mais acaba? O país vai continuar a arder. Siga!
    -(*hoje no DN.madª)




    OUTRAS NOTÍCIAS

    2 comentários:

    1. Amigo Pena Fiel: - melhor descentralização era impossível e impensável. O que aqui escreve espelha o comportamento seguido e aplicado em tudo que cheire a cifrões. A si, os meus parabéns, como merece sempre.

      ResponderEliminar
    2. Com os votos da CDU, do PSD e do BE, a Assembleia de Freguesia de Corroios, votou contra a tão badalada lei da transferência de competência para as autarquias.Aliás, como todas as freguesias deste concelho, de todas autarquias onde a CDU tem maioria e muitas outras câmaras e juntas de freguesias incluindo até, como se sabe, do PS. E porquê? Porque a Lei que transfere tais competências, está longe de transferir os meios necessários, não só financeiros, para que as populações e o país possam beneficiar com isso. Portanto, meu caro companheiro de escritas, isso que diz sobre os autarcas, aplica-se a alguns. Não sei qual a percentagem. Mas dito assim generalizadamente, é não só falso, como de uma injustiça enorme. Fiz parte do Executivo de uma junta de freguesia e ainda faço parte da assembleia, pode vir ver os meus sinais exteriores e interiores de riqueza, assim como de outros milhares de todas as cores políticas. Muitas vezes concordo consigo, desta vez discordo. É injusto e demagógico.

      ResponderEliminar

    Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

    Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.