sábado, 22 de setembro de 2018

Alojamento de estudantes e Oeiras



No meio desta especulação imobiliária que tarda a entrar nos eixos a comunicação social está a detalhar os problemas com que os estudantes – principalmente do ensino superior - se estão a confrontar para encontrar alojamento a preços acessíveis.

Ao ler o último Jornal Costa do Sol tomei conhecimento das declarações do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras num encontro nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal que afirmou: a educação “é nossa grande prioridade para os próximos anos” e acrescentou que o Município de Oeiras “irá garantir, de forma única como nunca aconteceu neste concelho e provavelmente neste País”… neste País (!) e detalha o programa informando que a Câmara vai investir mais de 13 milhões de euros na requalificação das escolas do concelho. Esta entrevista deve ser entendida como uma verdadeira preocupação do Executivo na melhoria da Educação dos nossos jovens.

E lembrei-me que sem alojamento a preços acessível está dificultado o acesso à continuação da educação e talvez Oeiras pudesse contribuir para ajudar no problema do alojamento de estudantes que procuram Lisboa para estudar pois as perspectivas do programa apresentado pelo Autarca saltam mesmo as fronteiras deste Município.

Agora um parêntesis – lembram-se há mais de cinquenta anos do grande pólo estudantil que havia no Jardim de Algés, no Ribamar? Quantos jovens passaram por esta “sala de estudo”? Foram mais tarde professores, engenheiros, médicos que neste espaço passaram muitas horas da sua mocidade a estudar e hoje são avós espalhados pelo nosso País.

Esta vila de Algés – tão perto de pólos Universitários da Capital – para começarmos a ajudar a resolver este tão grande problema porque não disponibilizar a Escola Sofia de Carvalho que já teve um projecto para acolher jovens com problemas com a “ajuda” até de Luis Figo e que acabou por ter de ser abandonado, porque não uma intervenção rápida que possibilite transformá-la em alojamento estudantil a preços compatíveis com as bolsas dos estudantes?

Aqui nesta Vila com alguma facilidade de transportes para Lisboa há entidades oficiais que dispõem de alguns espaços que continuam sem ser utilizados. Porque é que a Câmara Municipal, com engenho e arte, não os transforma em alojamentos estudantil e salta para a comunicação social como um Município exemplar incentivando outras entidades a seguir o exemplo?

Certamente que os Serviços deste Município dispõem de levantamento dos edifícios que não estão a ser utilizados – como o r/c da Av. dos Combatentes ou a vivenda 14 da Santa Casa – e que continuam a degradar-se sem uma utilização e esta indiferença quase se está a transformar em crime face a esta falta de apoio a jovens estudantes. Utilizando uma linguagem moderna: BORA lá Oeiras vamos ajudar a alojar os jovens do nosso País! 

Maria Clotilde Moreira

Jornal Costa do Sol - 19.09.2018 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.