sexta-feira, 14 de setembro de 2018


Dignidade e vergonha na cara...


A luta política por votos, a luta por audiências, a luta por vantagens seja do que for leva pessoas aparentemente decentes, que elas próprias não se cansam de apregoar, a recorrer a todo o tipo de artimanhas e patifarias para “passarem a perna” ao seu semelhante, enganarem meio mundo, na tal velha síntese que os fins justificam os meios.

Mas assim como são conhecidos oásis no deserto, assim também de vez em quando topamos com exemplos que nos dão esperança; e com a recente morte do político norte-americano John McCain percebi melhor a  real envergadura do Homem que era, não tanto pelas palavras dos seus imensos admiradores mais próximos mas também de gente de todos os quadrantes e latitudes.

As televisões mostraram um pequeno mas revelador episódio registado na  campanha para a presidência, com Obama como competidor, quando uma velha da direita ultramontana, com a cabeça cheia de certezas contra o negro, lhe colocou a questão de ele ser árabe; e a forma serena como McCain não hesitou em desiludir a senhora, sabendo que não era aquilo que a populaça que enchia o pavilhão queria ouvir, diz muito do homem: “Não, minha senhora, é um bom americano e um homem de família; tenho com ele muitas divergências mas não nesse ponto”.

Já se percebeu que o imobiliário se pode vir a transformar numa selva em que os mais fortes transformam num inferno a vida dos mais fracos e não é só por cá; em Espanha, os chamados “fundos abutre” têm vindo a tomar posse de milhares de habitações, confrontando logo de seguida os inquilinos com aumentos incomportáveis, mesmo em zonas ao abrigo de protecção social, o que já obrigou o Governo a intervir, proibindo esse tipo de negócios.

E ouvir o político Rui Rio, a pretexto da polémica instalada entre a Direita e o BE, sobre o projecto deste partido para impor regras no imobiliário, dizer que lhe parece um disparate pôr "nomes feios" à proposta só por ela vir dos bloquistas, também me deixa do homem uma nota de honestidade e decência na política...


Amândio G. Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.