sábado, 15 de setembro de 2018

"Encertar" a 1 euro....

Fui  um destes dias à Feira do Livro do Porto. Mais pequena e com predomínio franco das pequenas editoras e, sobretudo, de alfarrabistas. E ainda bem. Gastei 23 euros e trouxe seis livros, todos a meu gosto! Destaco três a um euro cada, todos da "Centro Atlântico.PT": "Uma carta para Garcia", de Elbert Hubbard; "O conto do Vigário, de Fernando Pessoa e "A minha palavra favorita", compilação de pquenos textos de diversas pessoas sobre a sua (deles) palavra escolhida. Desde Urbano tavres Rodrigues a Marcelo Rebelo de Sousa (antes que me perguntem, foi "Cristo"...), passando por Clara de Sousa (CS).
E é sobre esta última que vou comentar. Talvez porque a palavra escolhida foi ENCERTAR e esta é também uma das que me persegue desde a infância e.... pela mesmas razões que á autora do texto. De pois de tantos bolos "encertar" em família, acordou (acordei...) um dia sem a palavra em qualquer dos dicionários que consultou (consultei...). Raiva e... tristeza! Pode-se encetar uma conversa, um trabalho, mas....um bolo?! O "desgosto" levou-a a procurar por tudo o que é livro e lá acabou por descobrir que a palavra existe na linguagem popular da Beira e... foi um alívio e um prazer! E eu, minhoto de gema, tornei.me "beirão" só para poder utilizar (bom...) a palavra. E vai ser com redobrado prazer que, juntando à minha conhecida gulodice, poderei ENCERTAR (ouviram bem?...) qualquer um dos bolos com que me delicio só de olhar para eles! E isto aprendi-o ao preço mais que módico de... 1 euro!

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. Quando lí pela primeira vez o "Conto do Vigário" divertí-me muito; escrevi até umas "sextilhas" sobre ele, só não me lembro se cheguei a passá-las por aqui...

    ResponderEliminar
  2. João Nogueira da Costa2 de novembro de 2018 às 12:41

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-significado-de-encertar-e-encertado/34957?fbclid=IwAR0Tk4vpULfn4PH1Xr-Pw4IgC86ecsIZ3_1VFWeaurnxGoeAX9rplq-4rlQ

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.