terça-feira, 18 de setembro de 2018


Gente que é um susto...


Num trabalho de cinco páginas com o título “The most feared man in Europe”, Vivienne Walt relata o que tem visto e ouvido em Itália seguindo os movimentos do seu idolatrado ministro do interior, que não esconde ter Trump como inspirador, de quem macaqueia todas as baboseiras.

E querer desmantelar a Europa tal como agora funciona é fazer mesmo o jogo do americano, que não esconde o interesse em vê-la desunida e o mais fraca possível para mais facilmente lhe poder impor o que melhor sirva os interesses dos capitalistas sem escrúpulos sociais.

Apesar de o primeiro-ministro ser o “cinco estrelas” Giuseppe Conte, diz a jornalista que quem “dá as cartas” é realmente o Salvini, que é visto pela populaça como o verdadeiro chefe, cuja ambição se estende para lá do seu país, de acordo com a ideologia do seu mentor político e antigo apoiante de Trump, Stephen Bannon.

O objectivo deste americano é aproveitar as próximas eleiçoes europeias para dar à extrema-direita o maior número de lugares, varrendo o liberalismo centrista, bloqueando qualquer esforço de integração e consolidação da Europa, que dizem estar a traír o verdadeiro espírito europeu.

A onda populista, que tem vindo a crescer de ano para ano, deve-se ao trabalho de sapa que gente orientada por  Bannon vêm fazendo há já muito tempo, com resultados  bem visíveis em países como Hungria, Polónia, Dinamarca, Àustria e até já nem a Suécia é imune...


Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Que posso dizer? Vou comprar esta TIME e ler devagarinho aquilo que, penso, já saberei há muito. Foi um bom "pequeno almoço", Amândio!

    ResponderEliminar
  2. Se estivéssemos mais perto não precisava comprar; é que nem sei se já estará nas bancas porque eu recebo-a por assinatura anual, que me fica mais barata que um jornal diário e chega com bastante antecedência em relação à data de capa que, neste caso, é setembro 24...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela disponibilidade. Mas não faz mal, eu aguardo que ela esteja à venda.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.