sexta-feira, 28 de setembro de 2018


Lambões...


Um assunto que sempre me deixa muito desconfiado é a concessão a privados de importantes serviços públicos; e os resultados que depois observamos acabam por justificar largamente aquela desconfiança, quase sempre de forma escandalosa.

E apesar de já haver tristes precedentes que levantaram as populações – lembro-me de Barcelos e Paços de Ferreira -  repete-se agora, em Vila do Conde, o mesmo absurdo: cobrar abusivamente aos munícipes por um serviço que não é prestado.
Chamam-lhe os traficantes da água “taxa de disponibilidade” e atrevem-se a extorquir a cada família mais de 23 euros mensais, sem que lhes seja  fornecida uma gota daquele líquido porque as pessoas nem sequer pediram a ligação.

E são 6.700 famílias as que não estão ligadas à rede, certamente porque só a ligação custa uns escandalosos 1.200 euros; a cobrança ilegal que fazem totaliza cerca de 154.000 euros mês, a troco de nada; é ilegal, mas os exploradores dizem que o fazem por não concordarem com a lei que o proibe!

Fica bem clara a concepção de serviço público destes privados quando, tendo os pontos de ligação à porta das pessoas, exigem por ela aquela quantia verdadeiramente absurda que, seguramente, será o principal motivo para que não tenham pressa de pedir a ligação,  se têm como se abastecer por meios próprios mais económicos...


Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. O preço da "água" em Vila do Conde ( INDAQUA) é um verdadeiro abuso para com o consumidor!! A confirmar tudo o que disse.

    ResponderEliminar
  2. Vou ainda ser mais preciso: num período de tempo mais ou menos sobreponível ( dois meses, entre meados de Julho e meados e meados de Agosto) paguei 50,74 euros em Vila do Conde (INDAQUA) e 19,19 euros no Porto ( Águas do Porto)! Com a agravante de, no primeiro local, o apartamento só ter estado habitado durante três semanas (dois adultos e duas crianças) e no segundo ter sido permanentemente habitado por dois adultos, com várias crianças por períodos aleatórios. Um "inimigo" dirá que, aqui, não bebemos nem tomamos banho, mas não é verdade...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.