terça-feira, 25 de setembro de 2018

Licenciaturas, mestrados e... afins.

Num tempo em que a "doença" dos curricula falsificados prolifera, aparece, hoje, a notícia de que ministro Manuel Heitor ( dando o dito pelo não dito?) não aceita equivalências entre as licenciaturas anteriores a Bolonha e os mestrados posteriores à mesma. Na prática nada parece haver de mal pois as antigas licenciaturas duravam, em média, cinco anos, que é o mesmo tempo do somatório entre as actuais e o mestrado. Porque será então? Não sei responder mas tudo me faz pensar em "bloqueios e contra-bloqueios" político-administrativos cujo desígnio me escapa(?...). Uns, "vígaros", tudo fazem para terem uma coisa que não têm, outros querem novas designações para aquilo que já tinham, outros "tapam" os últimos e deixam escapar os primeiros... aqui há coisa "feia", segundo me me diz o meu "nariz". Será porque as palavras valem mais que os factos, tendo estes conteúdo e aquelas tê-lo-ão ou não?

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Este tema continua muito vivo em Espanha; nos escândalos envolvendo a Universidade Rey Juan Carlos, que vendeu títulos académicos a rodos, aparecem agora 500 italianos que lá pagaram um falso curso de Direito. Entretanto um tribunal superior ilibou Pablo Casado de responsabilidades; só que esta decisão levou a juíza que o imputou a perguntar àquele tribunal o que fazer com três senhoras que, companheiras de Casado no curso, beneficiando das mesmas facilidades, continuam imputadas...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.