terça-feira, 18 de setembro de 2018

OS "AMIGOS" NAZIS

Há vários anos que a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI) de Bragança, mantém dois utentes em isolamento, em quartos com grades, diagnosticados com doenças de foro psiquiátrico, apresenta-os como casos de risco para os próprios e para os outros. 
Um dos casos é o de um homem, com 32 anos, institucionalizado desde 1991; o outro é uma mulher, de 25 anos, internada desde 2010.
Segundo o psiquiatra Joaquim Cerejeira, o isolamento é uma medida última, a que só se recorre durante algumas horas, para os doentes perderem a estimulação.
Que desumanidade. Tratar as pessoas como ratos de esgoto. Atrás das grades. Verdadeiros fascistas estes "Amigos" do Diminuído Intelectual. Métodos nazis. E as entidades superiores fecham os olhos. Nem dá para acreditar.

4 comentários:

  1. Melhor ou pior, ainda vai havendo lugares de acolhimento para esses doentes; sou de um tempo em que as famílias que tinham filhos assim tudo faziam para que ninguém os visse. Construíam para eles um casinhoto isolado da casa, metiam-lhes a comida por um buraco e aí ficavam até morrer...

    ResponderEliminar
  2. De facto, com 'amigos' destes para que são necessários os ditos inimigos?

    ResponderEliminar
  3. Talvez eu seja mesmo o que diz A. Pedro Ribeiro, mas não tão limitado que não entenda que são raros os bafejados com a sua genialidade; sei que pertenço à grande massa de gente comum e vivo relativamente confortável com isso, pois nunca foi minha ambição ser o "tolinho" da aldeia...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.