quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Por que será?

Resultado de imagem para imagem da saúde em portugal

Por que será que os contribuintes mais desfavorecidos que habitam em Trás-os-Montes, na Beira Alta Transmontana e periferia, quando doentes, têm de se dirigir para os hospitais de Santo António e de São João, no Porto, ou para o Central de VNGaia/Espinho, quando existem, pelo menos dois hospitais nessa área: Vila Real e Lamego?
Não têm tantas valências? E porquê?
Que negociatas são estas com a saúde de todos nós, se os mais desfavorecidos devido à interioridade têm se de deslocar mais de 150 quilómetros para que lhes tratem da saúde?
Portugal, a nível de cuidados de saúde, não pode ser só no Porto, Coimbra e Lisboa.
José Amaral 

2 comentários:

  1. Estou de acordo consigo que a assistência no interior devia melhorar. Agora, por favor, não misture "alhos com bugalhos" com as valências, nem retire daí ilações desajustadas! Em qualquer Serviço de Saúde bem organizado, em qualquer país, os hospitais não têm todos as mesmas valências pois há uma coisa que, dum modo simples, se chama "fazer a mão" e isso só beneficia os utentes que não têm, por exemplo, cirurgia cardíaca de intervenção no nordeste mas têm no Porto. Resumindo, para se tratar bem determinadas patologias, o assunto não é de negociatas mas sim de ordem técnica e de boa organização.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o seu comentário, o qual é feito no sentido construtivo do termo, tendo em conta a área que muito bem conhece, o que não é o meu caso.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.