quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Sabe que país é?

Resultado de imagem para mapa do iraque antigo

Nota: o texto abaixo estava no disco duro do meu computador desde 14/1/2011, o qual vou destruir para ficar com mais espaço, mas vou dá-lo a conhecer antes de o fazer desaparecer:
É um país dos maiores em potenciais petrolíferos, pelo que tem uma importância relevante no actual quadro energético mundial. Crê-se que nesse país terá existido o ‘Jardim do Éden’, algures em Adem, localidade-berço de toda a civilização. Em tempos remotos foi considerado o celeiro da Antiguidade. Foi o berço das mais antigas civilizações: Suméria, Acádia, Assíria e Babilónia. Hamurabi, um dos seus mais antigos e famosos reis, imortalizou-se pelo seu célebre ‘Código de Leis’, um dos mais antigos, senão o mais antigo código. Nele está inscrita a ‘lei de Talião’, da qual se extrai o preceito ‘olho por olho, dente por dente’, o qual tinha validade jurídica e legal. Foi também nesse documento, lavrado em pedra, que se iniciou a decifração da escrita cuneiforme. Também é considerado o país das ‘mil e uma noites’de Harum al-Rashid, ricamente abençoado com petróleo, como já se disse, e pelas águas dos dois grandes rios, o Tigre, com 1900 Km e o Eufrates, com 2700 Km. Por via de tais rios, possui uma região de solo fértil, atravessada por uma grande zona desértica, que confere, ao referido país, grande relevo estratégico, histórico e arqueológico. E é por tudo o que foi dito e pela cobiça sem limites de fronteiras do actual ‘dono do mundo’, que tal país se transformou num vespeiro de terroristas e campo de morte para muita gente inocente.
Então descobriu. Claro que sim, falamos do martirizado Iraque.
José Amaral 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.