quinta-feira, 20 de setembro de 2018


Tão perto e tão longe...


Os pensionistas em Espanha estão na rua em luta pela melhoria das pensões que, tal como por cá, têm ficado muito para trás relativamente ao custo de vida, embora as de lá, tal como os salários, não se comparem com as dos portugueses; quando um ordenado mínimo  por lá já ronda a casa dos 1000€ e aqui pouco mais de metade, dá para perceber também a posição relativa no que às pensões diz respeito.

E esta luta ficou agora mais acesa porque um ex-ministro da economia, Carlos Solchaga, instado pelos jornalistas a falar do tema pensões despejou sobre os manifestantes um balde de água gelada, dizendo que “no tienen razón; los pensionistas no pagaron ni la mitad de lo que perciben”, referindo-se aos descontos ao longo da vida.

E esse é também o nosso problema; é que há muita gente a receber, pouco que seja, sem nunca ter contruibuído com um centavo e muitos outros que descontaram, muitas vezes em concerto com o patrão, muito menos do que o vencimento que auferiam impunha, não pensando que um dia – e é inexorável – chegamos a velhos e todo o apoio é necessário...


Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.