quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Táxis, Uber e "gato escondido"

Quando, há umas horas, me sentei para eccrever "isto", ainda não sabia que os taxistas iriam recuar e suspender a paralisação. De qualquer modo, o que ia dizer não perde actualidade face ao desenlace. Fazendo um pouco de retrospectiva, nesta "luta" entre os táxis e a Uber, tendia a ficar do lado dos primeiros que, segundo me pareceu, acusavam os segundos de terem privilégios de ordem fiscal e legais. Até porque os argumentos de que "os tempos mudam e os jovens já só querem uma plataforma digital", não me pareciam suficientemente razoáveis para apoiar a Uber. Mas o que aqui me traz,.podendo ser mais um epifenómeno, é outra coisa.
Hoje ao almoço, no telejornal, uma repórter de rua perguntava a Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, que côr de cartão mostraria ao primeiro ministro: verde, amarelo ou vermelho (sic). O senhor, da primeira vez. disse ( e bem) que não iria escolher dado o alto cargo de Estado desempenhado por António Costa. Mas, à insistência da repórter, ripostou: bom ele nem sequer devia ter direito a nenhum cartão pois nem sequer tem direito a governar dado os resultados das últimas eleições!
Eu estava já a chamar "chata" à jornalista, quando repetiu a pergunta, mas.... "pela boca morre o peixe", no caso o Florêncio, que "abocanhou o anzol e.... espalhou-se ao comprido! E vou ver se os táxis terão mesmo toda a razão....

Fernando Cardoso Rodrigues

5 comentários:

  1. Do Florêncio, nem falo. Que se há-de dizer de alguém que ainda pensa que o actual Governo é ilegal? Estou em crer que ele, se não fosse dirigente dos taxistas, era apoiante da Uber.
    Quanto à contenda Táxis/Uber (e outras), o importante, para mim, é a constatação de alguns factos objectivos que aponto a seguir, sabendo que não estou a ser exaustivo:
    - Do rendimento gerado pelas Uber’s (designo assim o conjunto das plataformas), cerca de ¾ saem do país, ignorando eu se pagam impostos justos nos sítios para onde vão;
    - As Uber’s não investem nada nos países em que intervêm;
    - As Uber´s utilizam sistematicamente as infra-estruturas nacionais pagas por todos nós (estradas, pontes, iluminação, segurança, etc.) sem pagarem qualquer contribuição que a todos os utentes deve ser exigida;
    - As Uber’s estão dispensadas de uma série enorme de obrigações de ordem legal a que os taxistas normais se sujeitam com grandes custos financeiros;
    - As Uber’s não estão abrangidas pelas regras laborais nem assumem responsabilidades perante quaisquer assalariados;
    - As Uber’s são mais uma ponta-de-lança da “liberdade” negocial no ataque ao nível de salários nas sociedades em que as deixam operar, e que, fatalmente, deixará marcas a nível geral do país;
    - Até ver, as Uber's parecem baratas, mas, se tiverem de cumprir o que é exigido a qualquer empregador do sector, o negócio deixará de lhes interessar. Quando os taxistas desaparecerem, veremos os preços...
    As Uber’s querem liberdade total de movimentos e devem andar a dizer que o Estado não é preciso para nada, só atrapalha. Pois!
    Devo dizer que nada de pessoal me leva a defender os taxistas, de alguns dos quais até tenho algumas razões de queixa. Mas a questão não é, obviamente, essa.
    Também devo dizer que, com o encaminhamento actual do Mundo, não tenho ilusões quanto a este assunto. Infelizmente para todos nós, as Uber’s (e similares em muitos outros negócios) hão-de singrar. Pelo menos até ao dia em que os próprios “motoristas” se juntem aos taxistas para um protesto conjunto contra os automóveis autónomos (vi este comentário algures num jornal diário e achei-lhe grande acuidade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal o meu mais que "feeling" estava certo. Mas aquele "caudilho" Florêncio ( há nomes que não se têm...) estraga tudo!

      Eliminar
  2. Que há taxistas desonestos e outros que nem para carroceiros teriam categoria é geralmente apontado pelo público que deles se servem e os taxistas que são sérios também o lamentam; mas as discrepâncias nas regras para uns e outros são mesmo escandalosas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou dizer-lhe, Amândio: nunca tive qualquer problema com um taxista. Alguns são "chatinhos" mas isso não é defeito... é feitio.

      Eliminar
  3. Durante a anterior greve dos taxistas, surgiu a informação de que o Florêncio também era proprietário de taxis Uber. Como nunca ouvi qualquer desmentido, sinto-me obrigado a pensar que os taxistas têem aquilo que merecem.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.