terça-feira, 18 de setembro de 2018

União Europeia em estilhaços

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, fez um retórico discurso de despedida, onde apresentou uma mão cheia de nada. A xenofobia, o nacionalismo odioso e o racismo, apanágios da extrema-direita fascista europeia, não tem tido por parte da CE um combate sério. Ao invés, implementa medidas que cedem àqueles, desejosos em decapitar, o já incipiente projecto europeu - de vez! A UE tem um Parlamento dominado pelo PPE, parafernália de partidos direitistas a olharem para trás, onde estão CDS e PSD. Ao longo de anos não souberam e não quiseram resolver a chaga dos refugiados e migrantes.  Lançaram muitos mil milhões de euros, para países que os recebessem em «campos de concentração» e de tampão, para não alcançarem a Europa central. Políticas sérias de inclusão para quem foge da guerra, da fome e da morte, nunca foi o objectivo central da UE. Deve ser! Nem da sua resolução nos países de origem dos deslocados. O discurso medíocre de Juncker, prefere antes o músculo, assim, preconiza um exército policial para conter os desafortunados e desgraçados.
   Pobre Europa, cujos dirigentes querem resolver pela força policial intimidatória, em detrimento de um dos fins criadores deste modelo europeu - a Solidariedade!

                                                                         Vítor Colaço Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.