quarta-feira, 26 de setembro de 2018

VIVER




Normalmente sou uma pessoa atenta ao que me rodeia.

Às vezes até atenta demais, mas isso é outra história e não vem agora ao caso.
Rostos, olhares, sorrisos e mãos, são os meus alvos preferenciais. Na verdade, por vezes tenho mesmo que ter cuidado para não deixar o outro, o observado, constrangido porque gosto mesmo de observar. Não me anima qualquer espírito voyeurista, fiquem tranquilos/as, mas assumo que as pessoas me fascinam e tenho a profunda convicção que rostos e mãos contam histórias, histórias únicas e irrepetíveis, tão únicas como os seus protagonistas e daí eu não conseguir ter-lhes indiferença.

Na minha profissão, habituei-me a dar tanta importância ao que me dizem, como ao que o corpo e rosto falam - a chamada comunicação não verbal, tão cheia de mensagens lineares ou encriptadas que aquelas pessoas que comigo se cruzam, me transmitem, tantas vezes sem se aperceberem que o fazem.

Cedo na minha vida adoptei a máxima do Ensaio sobre a Cegueira do José Saramago : «Se Podes Olhar, Vê. Se Podes Ver, Repara» e não me arrependo , porque é uma postura que me faz sentido e que faz com que a minha relação com os outros seja assente em base mais consistentes ou, pelo menos mais verdadeiras.

Posso ser ingénua, mas acho que quando estamos com alguém, seja em contexto profissional, pessoal, lúdico ou formal devemos estar a sério, de corpo inteiro. Estar o corpo, mas a cabeça estar noutro lado, é meio caminho para não entendermos a mensagem que nos está a se passado pelo outro. Talvez seja esta uma das razões para tantos mal entendidos na comunicação interpessoal – a pressa, a desatenção, o pouco rigor na analise dos pormenores e as repercussões desse erro, abundam na nossa sociedade.

Mas voltemos ao discurso do verbal e não verbal.

Nem sempre as mensagens são bonitas ou interessantes - na realidade algumas são autênticas farsas e desconstrui-las é uma tarefa árdua, um desafio imenso mas, confesso, fascinante .

Outras vezes, ah outras vezes, é puro prazer descodificar aquele olhar, aquele brilhozinho subtil que enche a sala, aquele sorriso de boca inteira que contagia, aquele cruzar de mãos aflito por falar demais.

Com todos os defeitos que o ser humano tenha, e todos temos, muitos, continuo a dedicar-lhe o meu mais precioso tempo e sentir, porque a troca de experiências e formas de sentir, enriquece-me e torna-me uma pessoa mais completa. 

Muitas vezes, termino o dia exausta e profundamente perturbada pela intensidade das experiências, mas depois descansar a Alma e de ser capaz de separar o trigo do joio, o enriquecimento é inevitável, porque sempre existe aprendizagem e lição tirada do que se viveu.

E no fim de cada dia, sempre dou graças por ter tido mais uma oportunidade de me cruzar com gente, feia ou bonita, é irrelevante  ( e estou a falar da beleza que se sente, não da que se vê ) e reitero a minha estranha mania de ter fé na vida, logo , na humanidade.

Há muita gente que nos rodeia e não presta, é verdade, mas agindo desta forma, que se aprende e se treina se quisermos, temos muito mais possibilidades de sermos selectivas nas nossas escolhas e tornar assim muito mais gratificantes as relações em que vale a pena investir.

Tenham um bom dia meus / minhas amigos/as.
Beijinho da  ©Graça Costa   

3 comentários:

  1. Gostei muito deste texto muito exposto... sobre coisa subtis! E mais não digo senão até nas entrelinhas, sem presença física,... sou lido! O que também não faz mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro colega de blog - efectivamente nas entrelinhas , à vezes, conseguimos ler mais do que seria suposto, mas não levo a coisa tão a fio de espada, até porque , mesmo presencialmente há quem seja mestre do disfarce ehehehe - não me estou a referir a ninguém em especial, mas por acaso lembrei-me de uma experiência recente em que fui bem enganada. Lá calha... mas é assim que vamos aprendendo . Um resto de dia feliz para si

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.