sexta-feira, 12 de outubro de 2018


São as pessoas que fazem as instituições...


Escreve Ian Bremmer na Time que mesmo que Bolsonaro ganhe a eleição para presidente do Brasil, o que não está garantido, "Brazil is no banana republic";  apesar dos seus imensos problemas, afirma, dispõe de fortes instituições políticas que não permitirão o retorno de uma aventura ditatorial.

Só que as instituições não são órgãos abstractos, elas são o que forem as pessoas que lhes dão forma e substância; e aquilo que no Brasil se tem visto é que são povoadas do pior que, em termos de higiene política,  existe na sociedade brasileira, como ficou bem demonstrado com a destituição de Dilma Rousseff e a condenação apressada de Lula, num processo claramente apontado para impedir que se candidatasse às eleições em curso.

Realça Ian Bremmer que o grupo pelo qual Bolsonaro se propôs a presidente – Partido Social Liberal – dispõe de escassos lugares e poucos aliados no Congresso, pelo que precisará de alianças com muitos daqueles de quem não gosta para fazer passar um programa de governação e nunca terá “carta branca” para fazer o que quiser; esquece este analista, diria eu, que está a falar de um país sul-americano...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.