terça-feira, 9 de outubro de 2018


Brincar com o fogo...


Impressiona ver a facilidade como tudo quanto há de pior na luta pelo Poder no mundo tem cada vez maior audiência; não sei a que atribuír tamanha vontade de “pagar para ver”, mas talvez seja o natural espírito aventureiro do ser humano.

Nasceu em 2014 de uma dissidência do PP porque o fundador, Santiago Abascal, via no único partido da Direita  espanhola uma perigosa tendência esquerdista, dizendo mesmo que “hay millones de españoles traicionados por Rajoy”, sendo que o próprio Aznar, sem o nomear, aproveitou para dizer que, quando entregou o Partido, toda a Direita se revia nele e agora  está tripartida ; Abascal baptizou a coisa com o nome de VOX e já consegue encher com dez mil pessoas o palácio Vistalegre e ainda sobraram uns milhares no exterior.

As frases-chave são as mesmas usadas por Trump, que originalidade e imaginação é coisa que escasseia neste tipo de gente: “Los españoles primero”, “haremos España grande otra vez”; contra a lei que protege as mulheres  da vilolência de género, contra o feminismo, contra o estrangeiro. Tem como inspiradores, além de Trump, Le Pen, Orban, Farage, Salvini e, como ideólogo-mor, aquele Steve Bannon cuja missão declarada é causar à Europa a maior instabilidade que puder, dado não se rever na tradicional Direita europeia.

E tal como no Brasil, onde o fascista que lidera a corrida ameaça matar a “pretalhada” toda e tirar aos pobres o pouco que ainda vão tendo, mas tem muita gente negra e pobre a fazer campanha por ele, assim também este VOX mostrou no seu comício de Vistalegre imensas mulheres na plateia aplaudindo as enormidades proferidas...


Amândio G. Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.