terça-feira, 23 de outubro de 2018


Da origem das desigualdades...


No discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, Jean Jacques Rousseau apresenta os diferentes tipos de desigualdade; pega nelas e procura determinar quais as “naturais” e as que podiam ser evitadas, já que no seu estado natural o homem era feliz, necessitava de pouco e não sabia o que era o bem e o mal.

À medida que os seres humanos socializam com outros iguais, a mente desenvolve-se e a razão começa a formar-se; mas a socialização leva os seres humanos  a compararem-se uns aos outros e à medida que as sociedades humanas se tornam mais complexas, coisas como propriedade privada e o trabalho são divididos entre as pessoas, o que gera pobres e a sua exploração; os pobres revoltam-se contra os ricos e estes inventam uma sociedade política que alega proporcionar a igualdade, coisa que nunca acontece.

Em “O Contrato Social” diz Rousseau que os homens nascem livres, mas por toda a parte estão agrilhoados porque a sociedade em que foram inseridos suprime a sua liberdade inerente; numa época de desigualdade, Rousseau deixou claro que o direito e o dever do governo era governar com o consentimento dos governados, o que lhe custou ter de fugir de França para não ser preso, por ter desagradado às classes possidentes...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.