domingo, 28 de outubro de 2018


Da UE só querem as vantagens...


...A concomitante disciplina só serve para atrapalhar as novas/velhas ideias que pretendem imprimir à sua genial governação.  Diz Macron, avisando Hungria, Polónia, Eslováquia e República Checa que pertencer à União Europeia implica assumir responsabilidades e valores; não é possível receber dinheiro do orçamento europeu sem mostrar solidariedade, por exemplo na política de migrações.

“Primeiro sorrimos e não damos importância porque é ridículo, depois começamos a habituar-nos à violência surda e simbolista e um dia acordamos e temos o fascismo”.

 -Palavras de Pierre Moscovici, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos, a propósito do comportamento grosseiro do deputado italiano de extrema direita Angelo Ciocca, que pisou as notas que o Comissário tinha para falar do orçamento italiano.

Estas palavras do Comissário trouxeram-me à memória as do dramaturgo e poeta Bertolt Brecht, de que cito apenas a ideia, não literalmente:

“Primeiro vieram buscar o preto e eu, que não sou preto, não me importei; depois vieram buscar o cigano e também não me preocupei; a seguir vieram buscar o judeu e o problema continuava a não ser meu; até que, um dia, vieram buscar-me a mim também"...


Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Curiosamente hoje já é a segunda vez que leio o texto de Brecht! Bom sinal! Os "umbiguismos" estão a criar barreiras aos fascistas. Aqui é além mas vai fazendo caminho! Não há nada como "te-los" à porta...

    ResponderEliminar
  2. E o que não era preto,nem cigano, nem judeu, afinal, estava sozinho. Lixou-se.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.