sexta-feira, 19 de outubro de 2018


Morra Marta, mas farta...


Já estamos no caminho dos “hurricanes”, que se mantinham visita assídua da Ásia e das Américas, mas até agora tínham-nos poupado; e é de temer que, agora que já abriram caminho, tenhamos de nos preparar para eles como vemos fazer aos outros povos habitualmente fustigados.

O prof. Ricardo Reis refere no “Dinheiro Vivo” um dos premiados com o recente Nobel de economia, Bill Nordhaus, por ter combinado economia e climatologia na análise das alterações climáticas, fazendo a seguinte apreciação:

“A maioria dos investigadores no estudo das alterações climáticas é óptima a caracterizar os efeitos da acção humana no clima e a prever evoluções futuras no nível do mar ou na temperatura, mas depois eles saltam desta análise científica cuidada para a recomendação de políticas muito ingénuas: que se deixe de usar petróleo, se electrifique o mundo e se reduzam as explorações pecuárias, o que provocaria custos gigantescos”.

Estes economistas do crescimento a todo custo não concebem que se tenha que mudar o paradigma se queremos sobreviver na Terra; é a filosofia “trumpista” de que os cientistas são umas bestas, que não podem ser levados a sério; e se o custo do desprezo pelas suas recomendações forem cada vez maiores devastações de vidas e bens que se dane, morra Marta , mas morra farta!


Amândio G. Martins

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.