segunda-feira, 29 de outubro de 2018


Para lá do entendível..


Não lembro o nome da pessoa que disse não ser o futebol uma questão de vida ou morte, mas muito mais importante que isso; e todos os dias se nos deparam cenas difíceis de entender por quem não fizer parte dessa tribo.

E a sempre problemática disputa entre os chamados grandes rivais do Minho não podia dispensar as habituais cenas tristes; mas serem os de Braga obrigados a entrar em campo com o jogo a decorrer havia já meia hora; e obrigados também no fim a fazer um enorme desvio para regressar a casa, aonde chegaram altas horas da madrugada, porque as autoridades temiam que pudessem ser apedrejados na autoestrada, já o tendo sido em plena cidade, a partir das janelas das casas, revela qualquer coisa incompreensível também da parte das polícias.

É que me parece mais racional, se é que em tais fenómenos se pode usar o termo, vigiar na autoestrada, que nem tão longa é,  os pontos mais vulneráveis à segurança do que ter de andar às voltas por estradas interiores, a meu ver mais propícias a esconder emboscadas.

Assiste-se a uma completa inversão de valores nos desportos, em quase todos, onde no que parece um ser humano se revela facilmente a besta camuflada; ainda há dias se viu um motociclista em competição, a altíssima velocidade, estender a mão à máquina de um adversário para tentar freá-la e poder vencê-lo.

Os macacos em cativeiro costumam arremessar aos basbaques que lhes desagradam os dejectos que têm à volta; um seu semelhante à solta, abusando deste espaço, há anos que faz o mesmo contra um grande jogador de futebol, de quem não consegue disfarçar a doentia inveja...


Amândio G. Martins





Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.