terça-feira, 16 de outubro de 2018

Consequências do movimento #MeToo

Resultado de imagem para imagem do movimento #MeToo

Foi este o tema para debate no programa televisivo ‘prós e contras’, cujo assunto entre nós atingiu o clímax, por causa de uma cena ’não’ consentida havida há nove anos entre Cristiano Ronaldo e uma menina que conheceu numa discoteca nos EUA.
Também eu, em outro texto, confessei publicamente que, ainda na puberdade, fui aliciado e muito estimulado para ter relações sexuais com uma jovem bastante mais velha.
Hoje em dia, e bem, a luta da igualdade de género tem estado ao rubro, com opiniões díspares muito acaloradas que, por vezes, não surtem o efeito desejado.
No debate em causa, usando da palavra, tivemos as opiniões da historiadora Raquel Varela, da constitucionalista Isabel Moreira, do psiquiatra e psicologista Coimbra de Matos, do prof. Paulo Sande, do cientista David Marçal, da jornalista Carla Macedo, e do prof. da ciência da comunicação Daniel dos Santos Cardoso.
Foi defendido que a pena de violação deveria ser mais pesada; que o movimento #MeToo tem até desvirtuado a justa luta dos violados, tornando-se antidemocrático, pois, indo contra o princípio da presunção da inocência, não pode torna-se num movimento justicialista com linchamentos em praça pública.
Resumindo: - foi um debate ‘apaixonado’, chegando-se até ao desplante de se dizer que é um abuso de poder obrigar uma criança a dar um beijo ao avô ou à avó, com questões de sobrevivência à mistura, que são os casos de muitas queixas.
Ressaltou ainda as opiniões opostas da historiadora Raquel Varela perante as da constitucionalista Isabel Moreira, que produziram algumas faíscas.
José Amaral 

5 comentários:

  1. As "cenas não consentidas", genericamente, mesmo com intenção pretensamente irónica chamam-se VIOLAÇÕES!
    No caso do Cristiano Ronaldo, não era uma menina, era mesmo uma mulher.

    ResponderEliminar
  2. O professor Coimbra de Matos, lembrou lá uma coisa muito interessante que, na sua opinião, não deveria ser ofuscada com a discussão sobre a matéria em causa: nos últimos 30 anos, a diferença do salário médio em relação aos salários de gestores e administradores de empresas, aumentou 30 vezes.

    ResponderEliminar
  3. Não vi o programa prós e contras de ontem. Disseram-me, no entanto, que Coimbra de Matos apoiou a "tese"do tal senhor que perorou sobre os beijos dos netos aos avós,é verdade?

    ResponderEliminar
  4. Caro Francisco Ramalho, continuando o seu comentário, direi que no meu texto acima isso aflorei em 'resumindo', 'com questões de sobrevivência à mistura', bem como da 'ténue benção' de Coimbra de Matos a Daniel dos Santos Cardoso sobre a 'obrigação' para os netos beijarem os avós. Por isso se falou de 'confusão de alhos e bugalhos' por parte da profª Rita Vale, que involuntariamente não inclui no painel de oradores.

    ResponderEliminar
  5. Misturar "alhos com bugalhos" é uma coisa muito usada, como se vai vendo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.