segunda-feira, 19 de novembro de 2018

À boleia


Quem anda sempre à boleia denuncia uma de duas coisas: ou não tem os recursos necessários a movimentar-se pelos seus próprios meios ou, por mesquinha forretice, os quer poupar. Não será o caso de Ana Sá Lopes (ASL), que, no Editorial do Público de hoje, à boleia de um novo guru, Jordan Peterson, passa um valentíssimo atestado de basbaque fascinado com banalidades, antiguidades e insanidades a João Miguel Tavares (JMT), que, por sua vez, no texto que publicou no mesmo jornal no sábado passado, incenseia aquele senhor como se ele fosse o novo redentor da humanidade. Que, seguramente, não é.

Eu preferiria que ASL abordasse a questão directamente com JMT, tanto mais que possui recursos para dar e vender, suficientes para o enfrentar a ele e a muitos mais, mesmo que habilíssimos em aproveitar as tribunas que se lhes oferecem, mas que, muitas vezes, mostram não merecer. Mas enfim, veremos como vai reagir JMT. Se é que vai, pois pode ter-se também convertido às doçuras da boleia, contra a qual nada tenho, mas que, além de ser um método preguiçoso, fica mal a quem não consegue perceber que é feio andar de “pendura” nos estribos alheios. A não ser que, à moda dos anos sessenta, se faça culto desta forma de mobilidade e, uma vez por outra, se utilize. Sem abusos, porque, se for por sistema, passa a enjoar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.