sexta-feira, 23 de novembro de 2018


Arsenais criminosos...


O que levará um sujeito comum a querer andar armado parece-me assunto para psiquiatras; que muitos desses indivíduos até consigam obter licença de uso e porte de arma de fogo  está para lá de tudo que possa entender, descontando aqueles casos de “maníacos” da caça.

As armas ilegais apreendidas e destruídas pelas autoridades atingem números inacreditáveis, demonstrando que há por cá muito “macho” com a cultura da NRA americana; e em contexto de violência doméstica tem sido possível encontrar autênticos arsenais ilegais escondidos.

Está demonstrado que, na maior parte dos crimes de violência doméstica, com mulheres assassinadas, foi usada arma branca, objecto que está à mão de qualquer desequilibrado em todas as cozinhas; mas devolver a um indivíduo a arma de fogo com que ameaçou alguém, depois de lhe ter sido apreendida por esse motivo, parece-me de uma total irresponsabilidade.

Lê-se no JN: José Figueiredo matou a mulher, em 28 de agosto, na Figueira da Foz, com uma das espingardas que lhe foram devolvidas pelas autoridades; tinham-lhe sido apreendidas após um episódio de violência doméstica, mas o Ministério público não viu risco na sua devolução”!

E é verdade que, como dizia cìnicamente um americano defensor da venda livre de armas, após mais um arrepiante massacre, as armas só por si não matam, o problema está nas pessoas, que as usam de forma errada...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.