quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Desenhos de MIRANDA na intervenção e luta social (1)



Está patente no Museu da Misericórdia do Porto (Rua das Flores), até ao próximo dia 25 de Novembro, uma exposição «Humor Miranda – do Mental ao Metal».
Praticamente no início da segunda metade do século XX (1955), Miranda começou a sua actividade como cartoonista no Jornal de Notícias, que se prolongaria por mais de quarenta anos e quase até ao fim do século (1996).
Os seus desenhos e balões de textos procuraram sempre intervir com sentido crítico e de justiça social, antes do 25 de Abril de 1974, ladeando ou conflituando com a censura. E depois da conquista da liberdade, identificando-se com a democracia e os valores da revolução de Abril, criticando desvios e hipocrisias.
Avesso aos holofotes de protagonismo, Miranda com o seu espírito inteligente e incisivo, também ajudaria com os seus desenhos a intervenção e luta social dos trabalhadores e sindicatos do movimento sindical unitário (CGTP-IN), aspecto não referido na exposição do Museu da Misericórdia, baseada no essencial na sua actividade no Jornal de Notícias.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.