sábado, 24 de novembro de 2018


“Escupitajo o bufido?...


Com esta curiosa interrogação pretendiam os comentadores do “La Sexta” - Atresmédia Televisão - esclarecer se o deputado da Esquerda Catalã no Parlamento espanhol, Jordi Salvador, teria mesmo cuspido no ministro Borrell, conforme este acusava, causando alarido nos restantes parlamentares.

A questão teve origem na expulsão do deputado Gabriel Rufián (este apelido...) que, intimado pela presidente, Ana Pastor, a não usar certas expressões, recordando-lhe que “esta es la casa de la palabra, pero no puede usarse para insultar”, não teve sucesso a presidente, mandando saír o deputado, a que se juntaram os companheiros, em solidariedade.

E ao passarem junto do lugar onde estava o ministro das Relações Exteriores, que os catalães detestam, o deputado Jordi Salvador fez um gesto de enfado, fazendo com as  bochechas um balão, que esvaziou em frente a Borrell; este imediatamente apontou Salvador como tendo-lhe “escupido”, acusação que indignou os deputados catalães, que exigiram que fossem mostradas as imagens e o ministro pedisse desculpa; vistas as imagens, estas não mostravam o que Borrell tinha dito, deixando-o em má posição perante todos, mas sem pedir desculpas a ninguém.

A quetão de fundo desta quezília tinha sido a linguagem agressiva da Direita contra os deputados catalães, a quem se referem sistematicamente como terroristas e golpistas, sem que a presidente, que é do PP, se tivesse mostrado incomodada; perante isto, o deputado catalão Juan Tardá teve uma intervenção em que deixou claro que, a partir dali, sempre que os adversários se referissem a eles como golpistas, passariam a ser tratados por fascistas.

Jovem, inteligente e com um semblante descarado, Gabriel Rufián faz a vida negra aos corruptos que têm sido chamados às comissões de inquérito, de que faz parte; e deliciou-me quando perguntou a Aznar se podia explicar a razão de certa empresa lhe “ofertar” à filha 30 mil euros para a festa de casamento; como Aznar tivesse respondido não respondendo, Rufián perguntou-lhe se tinha alguma ideia do mal que tinha feito a Espanha, com a teia de corrupção que à sua sombra foi criada, ao que o ex-presidente do Governo respondeu com grosserias contra os deputados catalães, que eles é que faziam mal a Espanha e deviam estar todos presos...


Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.