sexta-feira, 9 de novembro de 2018

TERÁ CHEGADO FINALMENTE A HORA DE SALVAR A CERÂMICA DAS DEVESAS?




Há 34 anos (1984) que a câmara de V. N. Gaia aprovou que a Fábrica de Cerâmica das Devesas era de interesse público.
Em 1990, o PSD, com maioria absoluta, chumbou na Assembleia da República um projecto-lei para a criação dum museu de cerâmica, apresentado pela deputada e vereadora na câmara de V.N.Gaia, Ilda Figueiredo do PCP. Desde 1991 que se aguarda a classificação como património cultural.
 Em 2015, o actual presidente da câmara admitiu que a classificação como património cultural poderia ocorrer, face ao anúncio para o efeito publicado em Julho de 2013 pela Direcção Geral do Património Cultural,
Nada foi esclarecido sobre a possibilidade de classificação como património cultural (2015), embora em Abril de 2016 terá sido efectuada nova proposta, para esse efeito, à Direcção do Património Cultural.
Depois de algum silêncio, em Fevereiro de 2018, o presidente da câmara de V.N.Gaia, informou de que estaria a negociar com a banca (BCP), a compra por 2,5 milhões de euros de parte da fábrica, para instalar um museu sobre a cidade, onde a cerâmica e artes oficinais terão destaque, esperando concluir tal processo até ao Outono de 2018.
Em Setembro último, a câmara terá aprovado um protocolo para em conjunto com a Ordem dos Arquitectos lançar um concurso nacional e internacional, de ideias para definir o desenho do museu.
Depois de dezenas de anos, de lamentável falta de vontade do poder político governamental e municipal (PS e PSD), terá finalmente chegado a hora de salvar a Cerâmica das Devesas?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.