sábado, 8 de dezembro de 2018


Da importância da “Carta Magna”...


Sempre que por cá se aproximam eleições legislativas, é raro não haver um partido que não fale da urgência de rever a Constituição, embora essa não seja mais que a “sua” urgência; e é por isso que a nossa Carta Magna já pouco tem da original, tantas vezes já foi mexida.

Assisti um dia destes à cerimónia da comemoração dos 40 anos da Constituição espanhola e foi lindo de se ver o entusiasmo com que, no Congresso dos deputados, foram aplaudidos alguns dos seus mentores ainda vivos e ali presentes, visivelmente emocionados quando ouviram nos discuros do rei e da presidente Ana Pastor extractos dos seus discursos aquando da aprovação.

Quer da presidente do Congresso como do rei Filipe foram ouvidas palavras de grande respeito por aqueles que, naquele período de transição bem difícil, souberam conjugar, com a cumplicidade do rei Juan Carlos, as suas diferentes concepções para poder apresentar aos espanhóis um guia que lhes garantiu paz e prosperidade, apesar da presença constante do terrorismo da ETA...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.