segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


Das artimanhas da ganância...


No programa de Cristina Pardo no canal televisivo espanhol “La Sexta”, Atresmédia televisão, foi ontem debatido o abuso que a Igreja Anglicana de Madrid tem cometido na distribuição dos bens que lhe são entregues gratuitamente para dar aos pobres; é que aqueles “cristões” tiveram o desplante de cobrar cerca de dois euros por cada cabaz e, quando questionados pelos jornalistas, justificaram que o fim daquela cobrança era não humilhar os pobres, dando-lhes gratuitamente os alimentos; pagando alguma coisa por eles as pessoas ficavam mais felizes...

Foram feitas ali algumas contas e chegaram  à conclusão que aquela Igreja, pelas toneladas de bens entregues pela generosidade da população remediada, estaria a tirar um lucro de 35 mil euros totalmente livre de impostos!

Diz uma historieta que certa mulher se apresentou às  portas do céu para lá ficar; S. Pedro, verificando que o seu nome não constava da lista das pessoas que iam ser recebidas naquele dia, disse-lhe que estava muito adiantada, que voltasse à Terra e aparecesse por lá daí a dez anos; a mulher, meio confundida, pediu então ao santo se ao menos a podia deixar ver como era aquilo lá dentro. O santo concordou e o que ela viu foi algo deprimente, tudo muito calmo, muito branco, sem animação nenhuma.

Pediu que a deixasse ver o inferno e S. Pedro respondeu-lhe que não tinha competência para isso mas ia ligar a Satanás; obtida autorização deste, foi muito bem recebida e o que lhe foi mostrado era realmente magnífico, pelo que prometeu a Belzebu que dali a dez anos voltaria ali.

Passado esse tempo, apresentou-se de novo a S. Pedro dizendo-lhe que tinha escolhido  o inferno; com grande surpresa do santo, lá foi encaminhada para Satanás, que a recebeu de braços abertos; só que, uma vez lá dentro, foi mesmo um inferno que se lhe deparou, com pessoas acorrentadas a árvores que ardiam, víboras a mordê-las, uma coisa dantesca.

Protestou, esgadanhou-se toda, que não foi aquilo que lhe tinham mostrado quando lá tinha sido recebida da primeira vez; mas Satanás, sarcástico, respondeu-lhe que ali se usavam os mesmos métodos que ela conheceu na Terra: para cativar as pessoas era tudo maravilhas, mas a realidade depois era outra bem diferente...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.