sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PÚBLICO 05.12.2018

Artigo de Serguei Lavrov

O artigo do ministro dos Negócios Estrangeiros russo Serguei Lavrov, publicado no dia 24 de Novembro no PÚBLICO sob o título “Rússia e Portugal: uma cooperação em prol do desenvolvimento construtivo”, originou grande discussão nos meios de comunicação nacionais e nas redes sociais.

A maioria dos observadores e utilizadores da Internet concorda com a afirmação do ministro de que a situação actual no continente europeu precisa de medidas urgentes para a recuperação da confiança mútua, do diálogo empenhado entre todas as partes em prol dos povos e nações da Europa.

Num dos emails recebidos pela embaixada, o senhor Augusto Küttner, referindo-se ao artigo, afirma que “todos ficaremos a perder se esta situação se agudizar”.

Claro que nem todos partilham o exposto pelo ministro.

Mas é normal e, naturalmente, positivo do ponto de vista do pluralismo das opiniões e da liberdade de expressão. O que surpreende bastante neste contexto é que alguns observadores optaram por aproveitar a publicação do artigo como pretexto para lançar no ar, outra vez, acusações politizadas contra a Rússia.

Estes comentários não têm nada que ver com o conteúdo do artigo do ministro, pura e simplesmente repetindo os elementos que constituem hoje em dia o discurso propagandístico anti-russo.

Um destes textos, ao repetir muitas vezes termos como “guerra” e “agressão”, apela à introdução de novas sanções contra a Rússia, omitindo a ideia principal do ministro.

 É só através do diálogo e da cooperação, respeitando as divergências mas aspirando à construção, que nós poderemos ultrapassar a tensão e problemas existentes.



Alexander Bryantsev,

adido de imprensa da embaixada da

Rússia em Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.