segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


Alienação absurda!...


Prezo-me de poder dizer que nunca me deixei alienar por coisa nenhuma, nem mesmo por futebol, que é o que está sempre “mais à mão” no nosso país; havia na casa onde primeiro morei em Lisboa um catraio que andava sempre a dizer “não há pai pró Benfica”, o que me levou a “macaqueá-lo” numa conversa entre rapazes meus conterrâneos, todos sportinguistas, provocando no Gaspar, um tipo excepcional, a seguinte reacção: “Quê?! Se voltas a dizer isso levasmo-te já para a terra”!


E a partir daí fiquei “sportinguista”, embora raramente fosse com eles “à bola”, não só porque nunca tive para isso grande apetência como me dava mais gozo ir ao Parque Mayer ver as revistas, de que ainda lembro nomes como Humberto Madeira, José Viana, Eugénio Salvador, Ribeirinho, Spina, Camilo de Oliveira, entre tantos outros e muitas senhoras também de nomeada, que “estrelavam” sempre aquele tipo de espectáculo teatral, que envolvia muita gente e cantores convidados para cada peça.

Daí que nunca tenha entendido o fanatismo pelo futebol, ao ponto de transtornar até gente com altas qualificações académicas, que perde completamente a noção do triste papel que faz; e haver gente nos meios de comunicação, como aquele “jornalista” do Benfica, Valdemar Duarte que, segundo percebi, até tem carteira profissional, a proferir as barbaridades que há pouco li no JN, deve ser por sentir necessidade de satisfazer aqueles “doentes”.

Este exemplar de “jornalista” foi visto, na “Benfica TV”, na transmissão do Porto-Benfica, a proferir estas pérolas da sua tribo: “Chega a corja do Futebol Clube do Porto; como é que há gente que ainda acredita nesta corja e bandidagem; eu sei bem o que é esta gentalha”. E, referindo-se aos jogadores: “Digo só os números porque até tenho dificuldade em chamá-los pelo nome, porque são bandidos; o mafioso do Luís Gonçalves mete nojo; dizer que é um cão é uma ofensa à raça canina”. E cabe aqui perguntar se um sujeito deste calibre pode ter carteira profissional de jornalista...


Amândio G. Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.