terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Atacar "por conta"

Nunca me esqueci desta expressão: "por conta". Das ""tranches" que muito profissionais liberais pagavam ao fisco , antes de ganhar o dinheiro, financiando o Estado. Por conta. Nunca gostei dela. e continuo a não gostar. Agora por razões que nada têm a ver com "pilim" mas com ética comportamental detestável.
Vem isto a propósito de algo que venho sentindo amiúde e já me tocou mais marcadamente no PÚBLICO de domingo passado com textos tão diferentes como o de Vicente Jorge Silva (Da Jamaica à Caixa, dois Portugais) e António Barreto ( Uma sensação estranha). Enquanto o primeiro disseca com lucidez os factos (sim!) que o título já sugeria e retira conclusões, o segundo insinua insidiosamente sobre a Justiça, numa pura especulação de catarse interior.
E a coisa não ficou por aqui. Hoje, no mesmo jornal, vem uma carta do Sr. Ezequiel Neves ( " O nosso Estado é um Estado laico") em que diz pensar ( é um "pensador") que o Presidente da República foi às Jornadas da Juventude, no Panamá, "à nossa conta" (sic). Mas como admite que isso possa não corresponder à verdade factual, vai dizendo que, apesar de crer que é como suspeita ( é também um "crente"),.. "pede já as suas deculpas ao cidadão católico Marcelo Rebelo de Sousa" (sic). Mas as "desculpas" eram ceder demais, não é? E diz,logo de seguida que "estando ele ( o escriba) certo, seria de boa educação ( do PR ) agradecer-nos publicamente o facto ( o "facto" em que o escriba "crê"..) de nós todos lhe termos oferecido ( involuntariamente) a dita viagem (sic).
Por conta, sempre por conta! Pensa, crê e pimba.... escreve e.... o jornal publica!

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. Tenho o pressentimento de que muitos desses escritos, os jornais os publicam para ridicularizar o seu autor, tais são as inanidades que se vêem publicadas...

    ResponderEliminar
  2. Por conta, sempre por conta! Pensa, crê e pimba.... escreve e.... o jornal publica!

    SEM DÚVIDAS!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.