sábado, 19 de janeiro de 2019


Que terá acontecido com Gracinda...


A brincar ou a sério costuma dizer-se por estes lados que, para morrer, basta estar vivo, mas a morte de Gracinda Cândida Teixeira de Oliveira deixou a aldeia de Serdedelo -. Ponte de Lima, em estado de choque. É que esta senhora, para além de um problema ortopédico que lhe dificultava a mobilidade, era uma pessoa saudável; e com aquele problema no joêlho, para cuja solução foi determinada cirurgia, aguardou pacientemente que a chamassem, o que aconteceu há pouco tempo, tendo sido “recambiada” para o Vale do Sousa.

E aqui começa a estupefacção: Com dois grandes hospitais na região – Viana e Braga – mandam a senhora para um hospital completamente fora do que é habitual quando alguém daqui precisa de internamento, pondo vários problemas e complicando desde logo as visitas de familiares e amigos.

Após a  cirurgia a Gracinda telefonou, satisfeita, aos mais próximos, afirmando que tudo tinha corrido bem; mas quando estes já tinham combinado fazer-lhe uma visita, receberam do hospital a desgraçada notícia de que a D. Gracinda tinha falecido inesperadamente. Quiseram saber o que realmente terá acontecido, só que nada de concreto lhes foi dito e a certidão de óbito também nada esclarece.

E começa a perceber-se que algo corre muito mal neste nosso SNS, cujos serviços prestados não correspondem minimamente aos rios de dinheiro que nos consome; e o “alerta” lançado pela Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, de que está posta em causa a segurança dos doentes nos hospitais públicos, também não tranquiliza ninguém...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.