segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Saque na Caixa Geral dos nossos Depósitos


Na Caixa Geral dos nossos Depósitos houve perdas avultadas por empréstimos sem garantias(!). bJá orça em 1 200 milhões de euros, por enquanto… Os figurões envolvidos têm nome, basta ler o livro, ‘A vida e a morte dos nossos bancos’, editora Contraponto, de Helena Garrido. Pelas somas colossais atribuídas, parte delas sem retorno, porque já prescritas, os gestores mandantes ainda se fizeram auto-premiar com elevadas maquias(!). Ultrapassaram-se linhas vermelhas com total despudor. Quem concedeu os empréstimos? Quem os determinou? Quem são os administradores auto-contemplados? Ficam impunes?
   O governador do Banco de Portugal regula o quê? O saque à CGD é já um caso de polícia! O supervisor do BP, Carlos Costa, na sua incompetência defendeu que a resolução dos empréstimos seria resolvido no seio do sector financeiro(!). As significativas perdas também aconteceram em 2005 e 2006 e Carlos Costa fez parte da administração… Esta permanência tem que ver com a sua passividade, deixando correr o marfim?…
   A Joe Berardo, foi-lhe dado crédito em largas dezenas de milhões de euros para comprar ações do BCP, dando como garantia essas mesmas ações(!). Inaceitável. O governador não soube? Tinha obrigação de saber e agir. Nada fez…
   A PGR investiga desde 2016. Alguém foi ouvido? Há conclusões? Injectámos milhares de milhões de euros nos bancos e temos direito a saber tudo. O desrespeito e desprezo para com o contribuinte (leia-se tanso fiscal), merece ser classificado com o pior adjectivo.
   As avultadas cifras serão ressarcidas? A justiça será exercida? Só vendo…

                                                                      Vítor Colaço Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.