sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


Socialismo do sec.XXI...


Na primeira metade do sec.XX sentiu-se uma onda de esperança que abria novos caminhos a milhões de trabalhadores e intelectuais que acreditaram num mundo mais justo e livre; mas depressa essa esperança foi traída por uma casta de burocratas-robôs que espezinhavam quem quer que lhes lembrasse que não foi nada daquilo que lhes haviam prometido e tanto sonharam.

De facto, nada daquilo a que se viam obrigados tinha a ver com socialismo, mas os seus coveiros garantiam que embora o caminho para lá chegar fosse difícil, esse dia haveria de chegar para todos; entretanto, as músicas entusiasmantes e a propaganda iam fazendo novos aderentes um pouco por todo o lado, ao mesmo tempo que os mais inteligentes já tinham percebido que tudo não passava de uma farsa e iam desistindo, desmascarando os aldrabões e abrindo os olhos aos que ainda não tinham percebido o que realmente se passava.

Milhões pagaram com a vida, de morte rápida ou apodrecendo nas masmorras e nos campos de concentração. Todavia, apesar de tudo que se conhece, ressurgem de vez em quando uns aldrabões com a mesma lengalenga, mas nada mais proporcionam aos seus povos que insegurança e miséria, como é bem patente para todo o mundo na Venezuela, onde 80% da população passa fome de tudo e já se morre nas ruas por não querer nada daquilo.

O espantalho que se diz presidente legítimo, juntou agora uns quantos como ele, de farda e toga, todos bens nutridos, para “garantizar” que são os legítimos lideres daquele povo; imaginemos agora aquele Trump que, tendo um importante órgão de soberania que lhe não é favorável, promove a “eleição” de uma outra “Câmara” paralela só para aprovar tudo o que ele quiser e declara  ilegal a única que é realmente legítima; apesar de o homem ser muito bruto e não lhe faltasse vontade para tanto, sabemos que isso nunca lhe será possível.

Mas foi possível a Maduro fazê-lo e, sem corar de vergonha, que ele nem sabe o que é, com o conluio de juízes fantoches, declara ilegal aquele que é, aos olhos de todo o mundo democrático, a verdadeira Assembleia Nacional daquele país!...


Amândio G. Martins



1 comentário:

  1. A diferença é mesmo essa. Enquanto ninguém confunde Trump com os EUA já que estes estão muito antes do execrável indivíduo, com a estrutura contitucional do país a não lhe permitir a fundação duma assembleia "ad hoc", os apoiantes de Maduro,orfãos dum outro sitema que implodiu por dentro (não resito à impressiva redundância), querem mudar-lhe a face de apresentação, servindo-se despudoradamente ( eles dizem que é um "método inteligente"...) do pior que o capitalismo tem: oligarquias e capitalismo de Estado com máscara liberal.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.