terça-feira, 8 de janeiro de 2019


Um caso sério...


Parece que a praga das “vespas-asiáticas” veio para ficar, causando grandes prejuízos nas colmeias e pondo em perigo a vida das pessoas, tendo já morrido algumas e outras escaparam por pouco, recorrendo rapidamente ao hospital; e tratando-se de um insecto exótico cuja picada é altamente agressiva, podendo provocar “choque anafilático” aos mais alérgicos à picada e a consequente morte rápida da vítima, penso que está a ser feito muito pouco para combater a coisa, ficando as populaçõs entregues a si próprias.

E não se entende, perante a gravidade da ameaça, que não seja estabelecido um plano de combate concertado, pois como as coisas vão, com as pessoas a recorrer aos bombeiros quando se vêem aflitas, para o que nem sempre se mostram disponíveis, não me parece a solução mais eficaz; é que os ninhos só devem ser destruídos de noite, quando as “bichas” estão recolhidas, sendo preciso equipamento adequado, com iluminação e jacto de fogo potentes, dado muitos dos enormes ninhos se encontrarem a grandes alturas do solo.

Como são os habitantes das aldeias quem primeiro descobre os locais de abrigo da praga, talvez se as Juntas de Freguesia fossem instruídas e dotadas de equipamento para o combate, se pudesse viver com mais tranquilidade; é que, pelas notícias que nos vão sendo dadas, essas indesejadas visitas já se instalaram em grande parte do território, sobretudo a Norte do Tejo...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.