segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Indignação sempre que se comete uma injustiça


                                                                                                                                  (pintura sobre têxtil)

Quando se comemoram 60 anos da Revolução Cubana (1959), lembrar uma carta, do início de 1964, em que CHE responde a uma possível parente:

«Havana, 20 de Fevereiro de 1964, «Ano da Economia»

Sra. Maria Rosario Guevara – 26, Rue d”Annam – (Maarif) Casablanca - Marrocos

Companheira: a sério que não sei bem de que parte de Espanha é a minha família. Há muito tempo, naturalmente, que os meus antepassados dali saíram com uma mão atrás e outra à frente; e se eu não as conservo assim, é apenas devido ao incómodo da posição.

Não creio que sejamos parentes muito próximos, mas se for capaz de tremer de indignação sempre que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros, o que é muito mais importante.

Saudações revolucionárias de, «Pátria ou morte, venceremos». Comandante Ernesto Che Guevara»

(CHE auto-retrato – Deixo-vos agora comigo mesmo: aquele que fui – ERNESTO CHE GUEVARA – Edições tinta-da-china, Lda. – 1.ª edição: Outubro de 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.