quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O CDS não perdeu o meu voto


Será um bom serviço ao partido o cartaz do CDS para a campanha das eleições europeias? O slogan “A Europa é Aqui” acarreta, subliminarmente, o convite ao eleitor a alienar-se da questão europeia, a considerar que os nossos problemas é que importam, não os dos outros, ainda que também europeus. Não difere muito do “America first” de Trump, embora talvez mais civilizado. A frase ajusta que nem uma luva aos que se estão a borrifar para os problemas dos outros, europeus ou não. Diferente seria dizer “Aqui é Europa”, numa ideia de partilha de ideais.
O cartaz não terá a solidez do muro trumpiano, mas a ideia que inspira os isolacionistas é a mesma: enquanto não resolvermos os nossos problemas, os de todos os portugueses, não temos nada a fazer pelos outros. É a demonstração de um nacionalismo egoísta, da recusa de solidariedade, do desprezo pelo sofrimento do “outro”, desde que não seja português.
Acredito que, no eleitorado natural do CDS, haja muitos que não alinham nesse tipo de egoísmo, pelo que o partido talvez tenha sido pouco feliz com o slogan escolhido. Poderá, ao invés de ganhar votos, perder alguns. Não o meu, porque, já antes do cartaz, não tinha intenção de lho dar.

Público - 12.02.2019

2 comentários:

  1. Um texto bem ao seu jeito, José. Muito bom. Sereno, crítico, escorreito, informado, sem gongorismos espúrios ou cínicos. Muito menos vazio de conteúdo. Duma penada toca em vários assuntos que , no fundo, são...só um! Não resito a dar-lhe os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando,
    Não posso deixar de lhe agradecer o cumprimento. Ciente do benefício da sua simpatia, conforta-me a certeza da sua imparcialidade e coerência. Sobriedade também. Muito obrigado.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.