quarta-feira, 24 de abril de 2019

25 DE ABRIL, sempre esperança


45 anos, parece muito tempo, mas não é assim tanto na nossa história colectiva.

Os últimos 45 anos foram marcantes em Portugal, quando a partir de 25 de Abril de 1974 foi derrubado o fascismo e se abriram as portas para a liberdade, a democracia, o progresso e um futuro cheio de promessas e esperança numa sociedade melhor e mais justa.

Não esquecendo, que muitas das frustrações e interrogações que hoje se colocam, foram provocadas pelo facto do poder político, nestas mais de quatro décadas, estar quase sempre ocupado por quem praticando uma política de direita, ao serviço do grande capital, contrariou e atacou as conquistas e valores do 25 de Abril.

O ano da comemoração do 45.º aniversário da Revolução de Abril vai ser marcado por importantes escolhas eleitorais, depois de a partir de 2015 se ter impedido o prosseguimento dum governo de direita e do seu percurso contra o 25 de Abril, empobrecendo a maioria dos portugueses e beneficiando o capitalismo.

Foi também possível, durante os últimos quatro anos, além de parar a ofensiva, recuperar direitos e rendimentos roubados e avançar, embora insuficientemente, em algumas medidas de justiça social.

Em 2019, nomeadamente na participação cívica nas eleições europeias e legislativas, impõe-se continuar a luta, sempre com esperança, por um desenvolvimento económico, cultural e social que assegure a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo.

NOTA, em 26.04.2019: 
- o texto foi publicado, ontem, 25 de Abril, no Jornal de Notícias, com alteração no título e alguns cortes e alterações no texto, o que tem sido uma prática habitual da redacção do jornal em relação às opiniões que envio, sendo a única diferença desta vez, foi que publicaram o texto no dia seguinte ao seu envio, quando nos últimos tempos só têm publicado duas ou três semanas depois. Também alteraram a assinatura do texto, trocando o habitual e indicado Ernesto Silva, por Ernesto Marques.
- também o Público publicou, praticamente só metade do texto, com algumas alterações, embora mantendo o título;
- ontem nos dois jornais foram publicadas várias opiniões de companheiros deste blogue e pelo menos o José Rodrigues, já informou dos cortes que lhe efectuaram. Talvez fosse para assinalar e lembrar que no fascismo, antes do 25 de Abril de 1974, havia censura...










Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.