terça-feira, 30 de abril de 2019


Enhorabuena, señor Pedro Sánchez...



Foi lindo ver Pablo Casado mais para baixo que traque; olhar encovado, sorriso falso, de plástico, e o insulto permanente na ponta da língua contra o principal adversário, a forma completamente descabelada como atacou, antes e durante a campanha eleitoral, já não tem cabimento numa sociedade esclarecida, porque os que gostam daquele estilo já tinham os ultramontanos de Vox, como avisadamente alguns veteranos do partido lhe lembravam, com excepção de Aznar que, ainda na véspera das eleiçoes, propalava que “los otros candidatos son poca cosa”, ficando como uma das caras da derrota, o pior resultado desde 1982, tendo perdido 71 lugares.

Na verdade, os 24 lugares ganhos por Vox não explicam o “batacazo”, não faz sentido dizerem “Vox nos ha roto”, até porque, apesar dos 2.6 milhões de votos conseguidos, ficam muito aquém do que era previsto, depois daquilo em Andaluzia, que Casado sonhava repetir no país; quando lhe perguntavam por essa possibilidade respondia que “lo que tenemos que hacer es sumar, para echar a Sánchez de la Moncloa”.

Outro vencedor claro destas eleições foi José Félix Tezanos, responsável pelas sondagens oficiais do CIS, que desde a primeira hora davam a vitória ao PSOE e o PP a perder por muitos, o que levava Casado a dizer que “las encuestas de CIS tienen la misma credibilidad de un horóscopo; vamos a salir gañando y dimitir a Tezanos”.

Diz quem sabe destas coisas que não é normal nem há lugar para três partidos de direita em Espanha, pelo que o PP, com o crescimento do Ciudadanos, não terá um futuro risonho, a menos que apareça um líder fora do comum, que Casado está longe de ser, pois não passa de um sujeito vulgaríssimo.


Amândio G. Martins



2 comentários:

  1. O PP pensava que "sumando" ganhava. O que ele não viu foi que o VOX estava "dentro de si" e portanto a conta era de subtração...
    Espero é que esta vitória do PSOE seja o necessário contraponto ao avolumar da extrema direita agregada pelo mundo. E que a Europa ( que eu apoio como facto político e social) vigie bem esse "agregado" pois ele é um verdadeiro "cuco" que põe os ovos no ninho dos outros.... retirando o que pode. São parasitas e não simbiotas, nem sequer saprófitas. Maléficos...

    ResponderEliminar
  2. Mas não há como uma boa derrota para descerem à terra; agora dizem que "fue un error abandonar el centro". A cúpula do PP reuniu-se para dizer que a derrota é pesada e da responsabilidade de todos, pelo que o líder se mantém, até porque há eleiço~es importantes já a seguir. E foi "comovente" ver Casado dizer que se distraíram tanto com os ataques ao PSOE que nem repararam que, entretanto, Ciudadanos e Vox - e acertaram passar a tratar este por "ultraderecha" - lhes comiam o rabo, salvo seja...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.