quarta-feira, 24 de abril de 2019


“Fact-checking”


Uma coisa que sempre me causou “formigueiro” é a facilidade com que se mente em directo, em programas de grande audiência, sem que o aldrabão seja logo desmascarado, antes que a mentira possa fazer caminho; já ouvi em programas de antena-aberta as maiores alarvidades e raramente vi o moderador desses programas advertir o mentiroso da sua falta.

Uma novidade que agora gostei de ver na televisão espanhola, embora não em tempo real, como se espera que um dia venha a ser, isto é, o político está num debate com os seus pares e dispara umas quantas “galgas” com que pretende levar a melhor sobre o adversário; imediatamente o sistema o confronta com a sua falsidade.

“Atresmedia” reuniu um painel de especialistas para escalpelizar o primeiro debate eleitoral do dia anterior, na RTVE -  vencida que foi a polémica da tentativa de sobreposição da TV pública com a privada - confrontando as afirmações dos participantes com os factos verdadeiros e em todos foram detectadas e expostas aldrabices, maiores ou menores.

Como está programado para a noite de 23.04, naquela TV privada, o segundo e último debate antes das eleições do próximo domingo, o jornalista Iñaki Gabilondo, comentador convidado,  realçou as mentiras com que tentaram enganar o eleitorado e apelou aos políticos para que, neste último debate, se abstenham dessa prática, que não deixarão passar em branco...


Amândio G. Martins

1 comentário:

  1. Contrariando o adágio - “ De Espanha, nem bom vento...” - aí está uma ideia a implementar por cá !

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.