sábado, 20 de abril de 2019

Interpretação de... um quarto de banho

Local: quarto de banho de uma urgência/consulta de uma especialidade médica num hospital central  do Porto.
Cenário: espaço mais ou menos limpo, com uma toalha molhada no chão para absorver uma pinga de água que provinha de um cano furado alimentador do autoclismo; bacia das mãos sem mácula especial , tendo dum lado um recipiente com líquido de lavagem e, do outro, uma armação metálica de onde tinha desaparecido o frasco do desinfectante alcoólico; recipente com toalhetes de limpeza manual, de fraquíssima qualidade, dum cinzento feio e áspero, mas funcional; rolo de de papel higiénico; sanita sem fezes mas.... repleta do referido papel para as mãos, cujo recipente para o descartar também existia.
Desempenho de funções clínicas: óptimo da parte de médicos e enfermeiros, para com o familiar que eu acompanhava.
Conclusão possível: as (os) profissionais da limpeza eram briosos, dentro dos materiais que tinham; os administradores poupam o mais que podem, cortando no menos necessário (existência e qualidade) e os utentes.... não sabem que na sanita só se deita papel higiénico. Os profissionais de saúde, excelentes a tratar e didácticos para com os jovens internos.
Nota final: no SNS trabalha-se bem, sem financiamento capaz e alguns utentes não ajudam nada, pelo menos no diferenciar de utilização recipientes.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Conheço sanitários muito semelhantes, acrescidos de avisos escritos a computador:
    - Pf verifique se fechou a torneira ( 😱) junto ao espelho

    - Não colocar papel na sanita ( no autoclismo)
    Escusado será dizer que nem toda a gente tem curiosidade suficiente para ler o que lhes entra pelos olhos 🙄 ( a outra alternativa é má demais para considerar 🤔

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.