quarta-feira, 17 de abril de 2019


Nossa Senhora de Paris...


Victor Hugo não teve de passar por isto. Resistiu a todo o tipo de convulsões, às guerras religiosas, à revolução, à comuna de Paris e a duas guerras mundiais, até que um incêndio, em pleno sec. XXI fez-lhe, em poucos minutos, mais mal do que as vicissitudes por que passou em tantos séculos de história.

Permito-me  transcrever um pedaço do que dela disse o grande escritor:

“A igreja de Nossa Senhora da Paris é ainda hoje, sem dúvida, um edifício majestoso e soberbo.Todavia, apesar de ter-se conservado bela na velhice, é difícil não lamentar, não se indignar a gente diante das inúmeras degradações e mutilações, pelas quais o tempo e os homens, simultâneamente, têm feito passar o venerável monumento, sem respeito por Carlos Magno, que lhe pôs a primeira pedra, nem por Filipe-Augusto, que lhe pôs a última.

Sobre a fronte dessa velha rainha das nossas catedrais, ao pé de cada ruga, encontra-se sempre uma cicatriz, “tempus edax, homo edacior”; “o que de bom grado traduzirei assim: “O tempo é cego, o homem é estúpido”. Se tivéssemos paciência para examinar, um por um, os diversos vestígios de destruição gravados no antigo templo, veríamos que a parte do tempo era a menor comparativamente com a dos homens da Arte; porque há indivíduos que, nos últimos dois séculos, se têm intitulado arquitectos.

Nossa Senhora de Paris não é o que se pode chamar um monumento completo, definido, classificado, não é uma igreja romana nem uma igreja gótica. É um edifício que não serve de tipo. É um edifício de transição. O arquitecto saxónico acabava de levantar as primeiras colunas da nave, quando a ogiva, que chegava com as Cruzadas, veio pousar como conquistadora sobre esses grandes capitéis romanos que só deviam suportar arcos plenos. A ogiva, dominante desde então, edificou o resto da igreja. Entretanto, inexperiente e tímida ao princípio, dilata-se, alarga-se, retrai-se e não se atreve ainda a arrojar-se e elevar-se em agulhas e lancetas, como fez depois em tantas catedrais maravilhosas.

Contudo, estes edifícios de transição do romano para o gótico não são menos preciosos de estudar do que os tipos puros. Exprimem um matiz na arte, que sem eles estaria perdido. É o enxerto da ogiva sobre o arqueamento romano. A igreja de Nossa Senhora é principalmente uma amostra curiosa dessa variedade. Cada face, cada pedra do venerável monumento representa uma página não só da História do país, mas ainda da história da Ciência e da Arte. Portanto, para não indicarmos aqui mais do que as principais circunstâncias, vejamos a pequena porta vermelha que alcança quase os limites das delicadezas góticas do século XV, enquanto as colunas da nave, pelo seu volume e gravidade, recuam até à abadia carlovingiana de Saint-Germain-des-Prés. Parece que medeiam seis séculos entre esta porta e aquelas colunas.

Até os herméticos acham nos símbolos do grande portal uma abreviatura satisfatória da sua ciência, da qual São Jacques do Matadouro era o hieróglifo completo. Assim a abadia romana, a igreja filosofal, a arte gótica, a arte saxónica, o pesado pilar redondo, que faz recordar Gregório VII, o simbolismo hermético pelo qual Nicolas Flamel preludiava Lutero, a unidade papal, o cisma, Saint-Germain-des-Prés, São Jacques do Matadouro; tudo está fundido, combinado, amalgamado na igreja de Nossa Senhora. Este templo, central e gerador, é, entre as velhas igrejas da capital da França, uma espécie de quimera: tem a cabeça de uma, os membros de outra, ainda a estrutura de outra, alguma coisa de todas”.


Amândio G. Martins



1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.