quinta-feira, 25 de abril de 2019


O nosso destino nas mãos de estranha gente...


“Por cada dia que passa, menos são as probabilidades que temos de determinar o nosso destino. A preservação do “status quo” torna impossível uma mudança de direcção.Estamos cerceados por ele e somos incapazes de mudar de direcção mesmo que as circunstâncis o exijam. É que a burocracia defende o “status quo” muito para além do tempo em que o “quo” perdeu já o “status”...
 
Com tantos exemplos trágicos de indivíduos que dedicaram as suas vidas a lutar pela hierarquia unicamente para chegarem à conclusão de que as grandes fortunas não dão felicidade, que a excessiva acumulação de bens materias impõe uma indesejável responsabilidade, e que os altos cargos envolvem pressões e conflitos pesadíssimos, por que razão o homem não desistirá de escalar? Ah, maldita ambição! Aos teus engodos devemos os grandes males que atormentam os mortais.

Os países são absolutamente capazes de deixar morrer à míngua todos os outros aspectos da vida – educação, higiene, alojamento, saúde pública, tudo quanto contribui para a vida física, intelectual, moral e espiritual – a fim de manter o seu armamento”.


Nota - Transcrito do livro anexo por Amândio G. Martins



3 comentários:

  1. Eu prefiro olhar para o copo meio cheio- veja-se a efeméride de hoje! Se todos pensassem assim...

    ResponderEliminar
  2. Se nos lembrarmos que foi este mesmo Sr. Peter que enunciou o princípio que levou o seu nome- Num sistema hirerárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até atingir o seu nível de incompetência - talvez percebamos melhor isto que o Amândio transcreve deste Receituário. Eu que quero acreditar que é da vontade pessoal esclarecida que as mudanças sociais de grupo, válidas, se fazem, tentei nunca esquecer de o rememorar a cada passo que dava e... reflectia.

    ResponderEliminar
  3. A toda a hora se pode constatar, nas mais diversas situações, o acerto do "Princípio de Peter"; o trabalhador é justamente promovido porque demonstrou ser bom no que faz, mas pode já não ser tão bom no patamar acima, em tarefas de maior responsabilidade...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.